sábado, 5 de junho de 2010

SANTIFICAÇÃO

Seminarista Rickson Roque



Filipenses 2:12.
“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.”

INTRODUÇÃO

Muitos ao olharem para esse texto têm uma idéia de que ele está falando de salvação no sentido de vida eterna, porém, nesse contexto, “desenvolvei a vossa salvação” traz o sentido de santificação, ou seja, a reposta à salvação que foi dada por Deus, por meio da sua graça – “Pois pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef. 2.8).

Santificação é resposta prática ao grande amor de Deus em nossas vidas. É o convite especial de Deus a seus filhos para andarem em seu caminho. É um novo padrão de vida apresentado por Deus. Então, de que forma podemos entender esse padrão de santificação em nossa vivência cristã?

A santificação em nossa vida é:

1. UM PADRÃO DESENVOLVIDO POR MEIO DE DEUS:
“Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,”. (2 Ts 2:13).

Deus é quem desenvolve em nossas vidas a santidade. Precisamos perceber quem somos para que a todo tempo sejamos transformados. Assim, seremos revestidos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e longanimidade.


2. UM PADRÃO QUE TESTIFICA O NOVO NASCIMENTO:
“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade". (Ef 4: 24).

Nascer de novo significa: nascer para Cristo. Um padrão que sela em nossas vidas as marcas da cruz. Por isso é que os pecados do mundo são anulados em Cristo e, então, temos a vida eterna.

3. UM PADRÃO QUE NOS TORNA SERVOS DE DEUS:
“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”. (Rm 6:22).

Somos, agora, chamados para trabalhar em prol do Reino de Deus. Somos chamados a testificar e testemunhar o amor de Deus, que Ele nos tem revelado desde o princípio da criação do mundo e que se manifestou de maneira plena quando Cristo, o Filho unigênito de Deus, foi pregado na Cruz do Calvário.

Agora, na Esperança porque somos salvos, estaremos segundo Sua Palavra vivendo eternamente no paraíso com Deus para honra e glória do Seu santo nome.


CONCLUSÃO

Dessa forma, percebemos que santificação é um padrão divino que testifica verdadeiramente se somos filhos de Deus, chamados para uma nova vida. Santificação é a nossa resposta direta a Deus. Assim, em nossa vida Cristã, precisamos diligentemente buscar a vontade de Deus e a santificação.


4 comentários:

  1. Grande Rick!!
    Muito bom esse estudo! Santificação é o que mais precisamos, pois se esse processo não está em andamento em nossas vidas, devemos nos perguntar se realmente nascemos de novo.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rick,

    é maravilhoso ver a ação de Deus em sua vida e perceber como você tem crescido a cada dia! Tenho um orgulho imenso de poder ser sua amiga!

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. RICKK!!!!
    que legal seu estudo,nao sabia que postava aqui também..espero que seja continua sua presença.
    parabens ;D bjo

    ResponderExcluir
  4. Rick,

    Vc é demais!!!!Sou seu fã!!!!huahuahua!!!

    ResponderExcluir