quinta-feira, 29 de julho de 2010

O AMIGO À LUZ DE PROVÉRBIOS

Seminarista Marcelo Seião

INTRODUÇÃO

Todos nós temos alguém que chamamos de “amigo”, ou de “melhor amigo”. Temos, em algum nível, um conceito estabelecido sobre o que é uma verdadeira amizade. Há um Poema de Vinícius de Morais que diz:

“Eu poderia suportar embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos. Alguns deles eu não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me faz seguir em frente pela vida, mas é delicioso que eles saibam e sintam que eu os amo, embora não declare e nem os procure sempre”.

Em nossa cultura, também, o que não falta são ditos populares sobre a amizade:
"Amigo irado, inimigo dobrado."
"Amigo a gente escolhe, parente a gente atura."
"O amigo certo se conhece nas horas incertas."
"Um amigo na necessidade é um amigo de verdade."
"Mais vale um amigo na praça que dinheiro em caixa."
"Cem amigos é pouco, um inimigo é muito."
"Um amigo falso é um inimigo secreto."
"Dos amigos me guarde Deus, que dos inimigos me guardarei eu."
"Só se confia num amigo depois de comer com ele um quilo de sal."
"De amigo reconciliado, guarda-te dele como do diabo."
"Quem é amigo de todos, não o é de ninguém."
"No aperto e no perigo é que se conhece o amigo."
"Amigo do meu amigo é meu amigo, amigo do meu inimigo é meu inimigo e inimigo do meu inimigo é meu amigo."
"Um amigo velho é o mais fiel dos espelhos."
"Mais prejudicial é o amigo fingido que o inimigo descoberto."
"Quando o amigo não é certo, um olho fechado e outro aberto."
"Com um amigo desses, ninguém precisa de inimigo."
"Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro."
"Amigo que pede, inimigo que devolve."
"Quem avisa, amigo é."
"Conselho de amigo, aviso do céu."

Como podemos ver, muitos ditados acima são frutos de bons e maus relacionamentos entre pessoas. O livro de Provérbios, por sua vez, nos apresenta várias máximas sobre essa temática. Além disso, encontramos em toda a Escritura Sagrada relatos de grandes homens e mulheres de Deus que experimentaram boas amizades: José e seu irmão Benjamim, Calebe e Josué, Rute e Noemi, Davi e Jônatas, Isabel e Maria, Paulo e Silas, Paulo e Timóteo, Paulo e Lucas, Paulo e Epafrodito, Jesus e os três discípulos mais chegados (Pedro, João e Tiago), etc.

O Novo Testamento afirma que fomos comprados por preço (1Coríntios 6.20), purificados com água limpa (Efésios 5.26) e selados com o Espírito Santo (2Coríntios 1.22), a fim de vivermos em novidade de vida (Romanos 6.4), unidos em um só corpo cuja cabeça é Cristo (Efésios 4.15-16). Dessa forma, inexoravelmente, a maneira como nos relacionamos com os outros também será afetada drasticamente – transformada, mudada. Pois não é sem razão que os Escritos Neotestamentários falam tanto sobre como preservar a unidade do corpo no convívio mútuo. Assim sendo, vemos que esse assunto tem a sua razão de ser!

Contudo, se pensarmos que a Bíblia apenas nos mostrará algum tipo de amizade a receber, estamos enganados! Em verdade, ela nos conclama a oferecer aos outros o padrão divino de amizade. Padrão, esse, descrito e delineado pela inspiração do Santo Espírito (2Timóteo 3.16). Nessa questão, o livro da Sabedoria nos oferece muitas instruções.

Então, ao término desse estudo dentro de Provérbios e em sua ampliação no Novo Testamento, teremos que responder a seguinte pergunta: tenho sido um bom amigo?


1 – DEFINIÇÃO E USO DA PALAVRA AMIGO NO HEBRAICO:

Amigo na Língua Portuguesa significa: 1 Que tem gosto por alguma coisa; apreciador. 2 Aliado, concorde. 3 Caro, complacente, dileto, favorável. 4 Dedicado, afeiçoado. sm 1 Indivíduo unido a outro por amizade; pessoa que quer bem a outra. 2 Colega, companheiro. 3 Amador. 4 Amante, amásio. 5 Defensor, protetor. 6 Partidário, simpatizante. 7 Aliado.

No Hebraico, o termo “amigo” (רע (rea) ou ריע (reya) pode ser entendido como “vizinho”, “colega” e “companheiro”. Em um extremo, significa meramente “a outra pessoa”; no outro, representa “alguém com quem temos estreita comunhão”.

Além disso, essa palavra é utilizada para falar do “o outro ou oponente num processo jurídico” – ou numa disputa. (Pv 18:17). Em outro contexto, aquele que “ama em todo tempo” (Pv 17:17) e como “o próximo”, aquele que deve ser o alvo do nosso amor (Lv. 19.18).

O termo mais forte para amigo é אלוף (’alluwph) adjetivo que significa: 1) manso, dócil. 2) amigo, íntimo. 3) chefe. Podendo ser encontrados nos seguintes trechos de Provérbios: 2.17/ 16.28/ 17.9.


2 - POR QUE O LIVRO DE PROVÉRBIOS FALA SOBRE AMIZADE?

2.1 – Porque Deus fez o homem para se relacionar:
Gênesis 2.18: “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

2.2 – Porque Deus criou homem e a mulher para se multiplicarem:
Gênesis 1.28: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra".

Gênesis 9.1 e 7: “Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. “Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela”.

2.3 – Porque com a multiplicação do homem sobre a terra, Deus estabeleceu regras de relacionamento para o povo que chamou para si:

Levítico 19.10-18: “Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. 11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; 12 nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR. 13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã. 14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. 15 Não farás injustiça no juízo, nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande; com justiça julgarás o teu próximo. 16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR. 17 Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado. 18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”.

Observação: os versos 13, 16 e 18, nos quais vemos a palavra “próximo”, no original é o vocábulo רע rea ̀ ou ריע. (Veja a definição da palavra no ponto 1).

2.4 – Porque na história do Pai de Salomão, o relacionamento entre Davi e Jônatas ilustra muito bem os propósitos de Deus na amizade:

1 Samuel 18.1-5: “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul”.

2.3.1 - Exemplos da Amizade entre Davi e Jônatas:

a) Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo: 1 Samuel 20.
b) Jônatas fortaleceu a fé de Davi: 1 Samuel 23.15-18.
c) Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional: 2 Samuel 1:17-27.
d) Depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete: 2 Samuel 9.

De acordo com John Stott, “a amizade humana é uma provisão amorosa de Deus”. (STOTT, John. A Mensagem de Segunda Timóteo. 2ª Ed. São Paulo: ABU, 2001. P.115).

2.4 – Porque Davi também experimentou as conseqüências de suas atitudes desleais para com o seu companheiro Urias.

Ler: 2 Samuel 11-12.

Observação: conforme a Lei, “Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha”. (Êxodo 22.1). Davi, por sua vez, ao orquestrar a morte de Urias e tomar sua esposa, sofreu as seguintes consequências:
a) Morte do primeiro filho com Bate-Seba: 2Sm 12.14-18.
b) Morte de Amnon: 2 Sm 13.28-29.
c) Morte de Absalão: 2 Sm 18. 14-15.
d) Morte de Adonias: 1 Rs 2.24-25.

2.5 – Porque Davi sofreu com a amizade falsa de Jonadabe como o seu filho Amnon:

Ler: 2 Samuel 13.3-36.


3 – O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM BOM AMIGO À LUZ DE PROVÉRBIOS?

3.1 – Amor:
Provérbios 17.17: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.
Segundo Derick Kidner, o sentido é que, na hora das dificuldades, vê-se a razão de ser dos laços familiares, e percebe-se quem são os amigos.

3.2 – Ser uma pessoa justa:
Provérbios 12.26: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar"

3.3 – Ser uma pessoa sábia:
Provérbios 13.20: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau".

3.4 – Ser uma pessoa que traz conforto:
Provérbios 15.30: “O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos”.

3.5 – Constância:
Provérbios 27.10: “Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe”.

3.6 – Franqueza:
Provérbios 27. 5 – 6: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos”.

3.7 – Conselho:
Provérbios 27.9: “Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial”.

Provérbios 27.17: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”.


4 – QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE TEMOS QUE TER PARA MANTER VIVA E ACESA A CHAMA DA AMIZADE?

4.1 – Não ser frequente na casa do irmão ou forçá-lo a ficar na sua companhia:
Provérbios 27.16-17: “Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo. Não sejas freqüente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça”.

4.2 – Evitar o fofoqueiro:
Provérbios 16.28: “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos”.
Desordeiros – Espalha: lit. “semeia”. É, apropriadamente, a palavra que se emprega a respeito do ato de soltar as raposas em chamas no meio do trigo dos filisteus, Juízes 15:5. Cf.17:9.

4.3 – Discrição:
Provérbios 17.9: “O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos”.
Traz o assunto à baila, lit. “repete”, o que pode significar espalhar mexericos ou sempre lançar o assunto em rosto –“jogar na cara”. Maiores amigos: trata-se de uma só palavra em hebraico que significa um companheiro íntimo.


5 – ATITUDES COMUNS EM UMA AMIZADE FALSA:

5.1 – Amizade por interesse:
Provérbios 14.20-21: “O pobre é odiado até do vizinho, mas o rico tem muitos amigos. O que despreza ao seu vizinho peca, mas o que se compadece dos pobres é feliz”.

Provérbios 19.4: “As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa”.

Provérbios 19.6: “Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes”.

Provérbios 19.7: “Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança”.

5.2 – Não queira ser amigo de todo mundo:
Provérbios 18.24: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão”.

5.3 - Induzir o outro a pecar contra Deus:
Provérbios 1.10-16: "Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos, encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue".


6 – AS MESMAS DIRETRIZES DE PROVÉRBIOS SÃO ENCONTRADAS E AMPLIADAS NO NOVO TESTAMENTO:

6.1 – Definição da palavra próximo no Grego é semelhante à Hebraica:

A palavra “próximo” no Novo Testamento é πλησιον (plesion), que significa: 1) vizinho. 1a) amigo. 1b) qualquer outra pessoa, onde duas estão envolvidas, o outro (teu companheiro, teu vizinho), de acordo com os judeus, qualquer membro da nação e comunidade hebraica. 1c) de acordo com Cristo, qualquer outra pessoa, não importa de que nação ou religião, com quem se vive ou com quem se encontra.

6.2 – Devemos amar o próximo:
Mateus 5.43-48: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste".

6.3 – Devemos ter atitudes coerentes com a nossa fé nos relacionamentos:
Efésios 4.25-28: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado”.

6.4 – Não estabelecer relacionamentos eclesiásticos por interesse:
Tiago 2. 1-13: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam? Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás. também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei. Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”.


CONCLUSÃO

Diante das definições e usos do vocábulo “amigo”, aprendemos que todos aqueles que estão envolvidos em nosso convívio, quer diretamente, quer indiretamente, íntimos ou não, devem ser tratados da mesma forma. Ele é o nosso o próximo.

ogo, devemos fazer as seguintes reflexões:

1) Você é um amigo Bíblico? Você oferece uma amizade sincera a gregos e troianos, ricos e pobres, brancos e negros?

2) Você tem sido uma provisão amorosa de Deus na vida dos outros?

3) Você cuida das suas amizades? Evita comentários desnecessários, fofocas, mexericos?

4) Você é moderado e discreto como amigo? Evita estar na casa do amigo toda hora?

3 comentários:

  1. Bom demais seus estudos depois dar uma passadinha aqui no meu blogg são mais de 90 esboços temáticos à maioria do livro de Provérbios

    ResponderExcluir
  2. Bom demais seus estudos depois dar uma passadinha aqui no meu blogg são mais de 90 esboços temáticos à maioria do livro de Provérbios

    ResponderExcluir