segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SORRIA, DEUS NÃO PERDEU O CONTROLE DA SUA VIDA

Seminarista Rickson Roque
TEXTO BASE: Mateus 14.22.32


INTRODUÇÃO:

Por várias ocasiões em nossas vidas passamos por momentos de tribulação e, também, períodos que precisamos tomar decisões importantes e inimagináveis.

Infelizmente, o mundo está cheio de atrocidades horríveis e inaceitáveis que o ser humano jamais poderia pensar. A violência hoje é tão grande que virou banalidade em nosso cotidiano. Tráfico de drogas, guerras urbanas, pais que matam filhos, alunos que violentam professores e vice-versa, que se fossem todas enumeradas, escreveria um livro!

Mergulhando na história relatada em Mateus 14.22-24, percebemos que o Mestre deu alguns passos em direção de seus discípulos, quando esses estavam em meio ao “caos” da tempestade. Percebemos, também, as diferentes reações dos discípulos como resposta às provisões de Jesus. Porém, em todos os momentos, Deus tem agido em favor do homem, Ele tem provido todo amparo necessário nos momentos de fortes “tempestades”.



 1. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO:
"Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões.E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário.” (Mt 14.22-24)

Deus é onisciente, e por isso, sabe o que estamos passando e o que iremos enfrentar. Ele mesmo é quem permite que atravessemos algumas tempestades, a fim de provar o nosso coração e revelando os nossos valores intrínsecos (Mc 1.13). Se atentarmos para alguns episódios que acontecem na novela de nossas vidas, perceberemos que há um diretor de cena (Pv 21.2), aquele que está observando todo o roteiro (Sl 33.14), desenrolando todo o “script” Divino (1Tm 6.15)  para o final impactante (At 1.7).

Não há como fugir das tempestades, na verdade, não há quem já conseguiu fugir delas sem Deus e saiu ileso (Jo 15.5). Portanto, devemos nos alegrar por causa deste grande “Diretor” (Deus) que está no controle de tudo, e até mesmo das nossas reações (Sl 29.10).


2. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO CUIDADO:
Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.” (Mt 14.25-26) 

Saber que há um Deus que está observando tudo o que se passa no mundo, nos alegra o coração, pois Seu cuidado é presente constante para com os Seus filhos (1Pe 5.7).

Se analisarmos toda a Bíblia, veremos que o cuidado de Deus com sua criação sempre foi verdadeiro e ativo. Deus cuidou de Abraão (Js 24.3), de Moisés (Ex 33.11), de Davi (2Cr 6.42) e do povo de Israel  (2Sm 5.2), porém vemos reações diferentes entre esses homens. 

Deus cuida de nossas vidas hoje também, mas espera que reajamos de acordo com Sua vontade. Precisamos nos atentar para os cuidados de Deus, mesmo nas mínimas coisas, pois por muitas vezes, inconscientemente, desprezamos o seu cuidado que é refrigério nas tribulações (Mt 11.29).


3. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO SUSTENTADO:
 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Mt 14.27).

O sustento de Deus é imediato para nós. Na verdade, em meio a tanto “caos” não conseguimos enxergar o sustento que vem do alto (Mt 4.4). A Palavra de Deus é penetrante em nossas almas, em nosso espírito, e nos faz corajosos causando, assim, alegria (Pv 10.28) em nossos corações. 

Jesus durante Seu ministério aqui na terra fez milagres para sustentar a vida de muitos. Um dia antes mesmo desta tempestade (Mt 14.17-21) Jesus alimentou mais de cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixes. Seria isso possível para o homem? Jesus proveu alimento físico naquele momento, mas o que Ele oferecia realmente era o pão Eterno (Jo 6.48), o alimento que sustentaria a vida de todos para que não mais sentissem fome.

Devemos nos alegrar em Cristo, porque Ele tem provido o nosso sustento.

4. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO DESAFIADO:
Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mt 14.28-29).

Esta passagem é interessante. Pedro cheio de temor lança um desafio para Jesus por causa da incredulidade, mas Jesus por causa de Seu poder aceita o desafio com outro desafio. 

Não é impactante a forma como Deus trata os Seus discípulos? Não podemos subestimar a Deus, Ele é poderoso para fazer maravilhas (Sl 105.2). A ordem que Jesus dá a Pedro, muitas vezes Ele faz a nós também, “Vem!

Não podemos desistir daquilo que queremos alcançar por causa das tribulações, das dificuldades, ou até mesmo por causa das tempestades. Sempre haverá aquele que irá te desanima durante a luta. Quem garante que quando Jesus disse para Pedro andar sobre as águas, os discípulos que estavam no barco não o desanimaram a ir? (Nm 32.9). 

Quando olhamos a tempestade e desviamos o foco, que é Jesus, afundamos com certeza em nossos próprios erros (Mc 12.24). Mas, quando aceitamos o desafio de Jesus, por mais mirabolante que seja, e focamos na Sua vontade (1Sm 15.22), jamais a tempestade nos vencerá.



5. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO AMADO:
Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?”(Mt 14.30-31). 

O amor de Deus nos constrange (Jo 3.16). No momento em que mais precisamos dEle, a Sua prontidão é eficaz (Sl 121.2). Ele nunca nos abandona, e está sempre do nosso lado esperando por nosso clamor, a fim de nos amar sem medidas (Sl 22.19). 

Pedro no momento em que estava entre a vida e a morte, gritou por socorro. Naquele momento deve ter passado um filme pela cabeça dele, todo seu orgulho deve ter se quebrado, seu coração ficou apertado de medo, sua boca não salivava, o sangue esfriou e ele ficou pálido com a força da tempestade. Mas, o texto nos mostra que ele clamou por socorro. Quantas vezes temos quebrantado nosso coração, nos momentos mais difíceis de nossas vidas, para buscar o socorro em Deus? 

Jesus Cristo por amor de todos, a si mesmo se entregou para morrer pelo nossos pecados, a fim de que fossemos salvos. A nossa consciência sabe disso, mas nossa tendência é banalisar o grande feito de Cristo (Lc 23.34). Estamos por muitas vezes, desprezando o sangue que Ele derramou na cruz do cálvário por nós, estamos desfazendo do seu sofrimento: açoites, chicotadas, coroa de espinhos, humilhação e dores na Sua própria carne. 

6. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO SOCORRIDO:
Subindo ambos para o barco, cessou o vento.” (Mt 14.32). 

Buscando o socorro de Jesus, Pedro volta para o barco e a tempestade encerra. Esse é o final da “novela” que Deus escreve para a “cena” na vida do cristão. Ele escreve o roteiro, determina os personagens e a cena, mas espera uma boa resposta do ator principal, o cristão (Fp 4.4). 

A nossa alegria vem de Deus, que está sempre provendo as nossas necessidades. Não há como descartar a possibilidade da existência de tantas tempestades que enfrentaremos (Jo 16.33), mas buscar a presença de Deus é inevitável.

Nosso grande herói está sempre pronto para quando gritamos por socorro. Não há herói como Ele (Sl 121.1). Os homens já criaram tantos heróis: Superman, Batman, The Flash, Spiderman...entre outros. Mas o maior entre todos esses nomes é Deus (Fp 2.9). Nele confiamos (Sl 86.2), no seu poder incalculável (Sl 145.11), na sua soberânia irreprensível (Rm 1.23) e no seu amor inestimável (Ef 2.4). 


CONCLUSÃO

Portanto, nestes momentos difíceis que estamos passando em nossas vidas, temos que ter a certeza que existe alguém que está no controle de tudo, que está olhando e lamentando tudo que acontece, e que está no cuidado de todos os detalhes, sustentando os Seus filhos, desafiando-os a seguir em frente com alegria no coração. Esse alguém é Deus. É Ele quem nos ama em todas as circunstâncias e adversidades humanas e Ele é nosso “Herói”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário